segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Transmissor FM de longo alcance de 5 km

 


Transmissor FM de longo alcance de 5 km
 
Transmissor FM de longo alcance de 5 km


 

Transmissor FM de longo alcance de 5 km

 


Aqui estamos apresentando um transmissor FM de longo alcance que pode cobrir uma distância razoável de 5 quilômetros / 3 milhas e além com uma potência de RF de um watt com todos os detalhes do circuito, lista de materiais e procedimento de teste. Com 12 volts DC, ele fornecerá 1 watt de potência RF. Com a antena Yagi, parecida com os primeiros dias da antena de TV com tubos de alumínio nas extremidades do transmissor e receptor olhando um para o outro na linha de visão, o alcance pode ser de até 5 km / 3 milhas.


Transmissor FM de longo alcance de 5 km

Este transmissor FM possui 3 estágios RF.
Oscilador de frequência variável A (VFO) (30 mw),
estágio de driver A classe C (150 mw) como buffer e
amplificador de potência de RF final de classe C A (1 Watt)

Basicamente, todo transmissor FM deve ter um oscilador controlado por tensão (VCO). Este é um oscilador de alta frequência cuja frequência de saída muda com base na tensão aplicada em um determinado ponto de controle. Este é um oscilador de freqüência variável (VFO) .Q1 com seus componentes associados do VFO. A saída do VFO é enviada para Q2. Q2 sendo um buffer não carrega o VFO, mas amplifica apenas a potência. Esta saída é enviada para o amplificador de potência RF final Q3, cuja saída alimenta o circuito sintonizado. Vários capacitores C 4,8,9,10 são usados ​​no trilho de alimentação para filtrações de HF. Se um alimenta o transistor Q1 do VFO diretamente com um microfone em sua base, ele se torna um circuito transmissor FM.

O pacote Q2 deve ser do tipo "TO 92-B" (ligeiramente maior do que o pacote BC547) e não simples TO 92 que é um pouco menor em tamanho (o mesmo que o pacote BC547). Além disso, observe que as configurações dos pinos são diferentes para esses 2 tipos. Caso o pacote TO92 seja usado, aumente o valor de R7 para 56 ohms 1/2 watt, falhando, o qual deverá queimar. Mas este pacote TO92 pode afetar o alcance.

Q3 tem que ser 2N3866 com um dissipador de calor para o alcance adequado. No entanto, 2N 2219 pode ser usado, o que comprometerá drasticamente a faixa.
Etapa 3: Teste

Inicialmente, use um único fio simples de 75CM reto como antena para obter um alcance de cerca de 100-200 metros em ambientes internos. Antenas telescópicas de comprimento semelhante também são aceitáveis ​​para testes, que darão um alcance de apenas 100-200 metros. Mas nunca ultrapasse o fio da antena de 79 CM pensando que cobrirá um alcance maior. Na verdade, se você fizer isso, o intervalo diminuirá.

A frequência do transmissor pode ser ajustada na banda FM de 88 a 108 MHz ajustando o TR1 (Trimmer 1) do VFO ou alterando o espaçamento entre a bobina L1.

Ajuste de frequência:
NOTA: Não tente testar a unidade de noite após noite, porque nessa hora muitas estações FM poderosas estarão ativas. Teste-o apenas durante o dia. Algumas pessoas tiveram problemas com este circuito se não soldou corretamente. O maior problema é não saber se está mesmo oscilando, já que a frequência está fora da faixa da maioria dos osciloscópios simples. Pode ser necessário o uso de um contador de frequência RF, que é muito caro. Então, para saber que ele oscila, e só ter que descobrir em que frequência, a maneira mais simples é colocar um celular com rádio FM (ou qualquer rádio FM) em modo de busca próximo ao seu transmissor para ouvir algum som enquanto você toca no microfone. Observe que muito perto do transmissor haverá várias frequências respondendo ao microfone e uma delas ficará confusa. Entao vai , pelo menos 30 metros de distância do transmissor após o teste inicial conforme verificado acima. Nesse local, o visor mostra apenas uma frequência, para a qual obtém o melhor som nítido e todas as outras frequências fornecem um som sibilante, que é a frequência em que o transmissor está operando. Ajuste o trimmer TR1a muitíssimo (cerca de 1 grau) pouco no sentido horário ou anti-horário, a freqüência de transmissão vai mudar. Depois coloque o celular para buscar novamente e encontrar a freqüência. Se estiver muito perto de um transmissor poderoso, você não obterá o alcance. Altere a frequência novamente para ir para 106 MHz, onde normalmente não ocorre nenhuma transmissão comercial. Ajuste o trimmer TR1a muitíssimo (cerca de 1 grau) pouco no sentido horário ou anti-horário, a freqüência de transmissão vai mudar. Depois coloque o celular para buscar novamente e encontrar a freqüência. Se estiver muito perto de um transmissor poderoso, você não obterá o alcance. Altere a frequência novamente para ir para 106 MHz, onde normalmente não ocorre nenhuma transmissão comercial. Ajuste o trimmer TR1a muitíssimo (cerca de 1 grau) pouco no sentido horário ou anti-horário, a freqüência de transmissão vai mudar. Depois coloque o celular para buscar novamente e encontrar a freqüência. Se estiver muito perto de um transmissor poderoso, você não obterá o alcance. Altere a frequência novamente para ir para 106 MHz, onde normalmente não ocorre nenhuma transmissão comercial.

O ajuste de distância, após conectar uma antena Yagi ou GP.
A faixa de transmissão é ajustada por TR2. Para isso, use um multímetro no modo de corrente DC 250 mA em série com a alimentação de 12 volts e, a seguir, ajuste o trimmer TR2 enquanto a corrente é máxima. Ajuste a corrente para cerca de 75 mA (a 12 volts DC fornecida por um bom adaptador) ou a corrente de pico pelo trimmer 2 para dizer cerca de 85 mA. Do pico, enquanto você gira no sentido horário, a corrente cairá ou enquanto você gira no sentido anti-horário, ela também cairá. E essa é a melhor posição do TR2 para entrega total de potência à antena. Observe Q3, o corpo redondo de metal deve ser totalmente coberto pelo dissipador de calor preto fornecido, sem o qual ele ficará muito aquecido e, finalmente, poderá se queimar. Em cerca de 100mA a 12 volts, ele deve cobrir uma boa faixa e deve ser quente, mas além dessa corrente, embora possa cobrir uma faixa mais longa, ele ficará muito mal aquecido e provavelmente falhará. Inicialmente, tente tocar no dissipador de calor e sentir o calor apenas como morno. Se esquentar muito, desligue e reduza a corrente.

Nota importante:
(Não use uma chave de fenda metálica. Você deve usar um objeto metálico não metálico pequeno para funcionar como uma chave de fenda - isso não alterará a frequência enquanto você aproxima ou afasta a mão do aparador, o que normalmente acontece em metal). É preferível uma chave de fenda de cobre ou alumínio com topo isolado.

Para longo alcance, use uma antena Yagi
A saída é alimentada a um cabo coaxial (geralmente usado para TV a cabo) que é quase compatível com a impedância da antena Yagi (embora 300 Ohms) de 75 ohms pelo trimmer TR 2 do circuito sintonizado para entrega máxima de energia à carga, ou seja, o Yagi / Antena GP. O transmissor nunca deve ser alimentado sem a antena (ou seja, a carga), caso em que a potência total forma uma relação de onda estacionária SWR no transistor de potência Q3, aquecendo-o mal para resultar em falha.

Notas
1. É aconselhável contratar qualquer técnico em eletrônica para soldar, se ele não tiver experiência profissional anterior em soldagem e identificação de componentes. Qualquer excesso de aquecimento por mais de 2 segundos pode danificar o componente. Use apenas ferro de solda de 25 watts. Colocar o valor correto do resistor é o mais importante. Leia as cores com atenção para determinar seu valor. Se houver um multímetro disponível, é melhor medi-lo na faixa de ohms / Kohms. Pode não fornecer o valor exato. Mais ou menos 10% é aceitável. A leitura de condensadores de cerâmica de disco exige especialização. Coloque-os corretamente. Consulte a imagem.

2. Alguns componentes podem ter acumulado sujeira nas pernas por oxidação devido ao armazenamento. Deve limpá-los completamente para remover a sujeira com uma faca ao redor antes de soldar. O transistor de metal como exemplo, visto no pacote. É melhor limpar todas as pernas dos componentes, mesmo que não haja sujeira.

3. Se os pinos do aparador não estiverem entrando nos orifícios, tente aumentar ligeiramente os orifícios na placa de circuito impresso com um pino pontiagudo.

4. Monte o dissipador de calor preto no transistor de metal antes de montar no PCB.

5. Solde os pedaços das pernas do resistor no microfone e solde-os no PCB com a polaridade adequada.

6. Mantenha as pernas dos transistores pelo menos 5 mm acima do PCB e todas as pernas e bobinas do resistor na posição dormir o mais próximo possível do PCB. Os capacitores estão de pé, como de costume, mas solde as pernas o mais curto possível na placa.

7. As bobinas são super esmaltadas. Não tenha a impressão de que são de cobre. Deve-se limpar bem as pontas apenas para remover o esmalte com uma faca antes de soldar.

8. Deve-se dar uma batida na bobina nº 1, após 1 volta arranhando com uma faca o esmalte em um ponto e então usar qualquer pedaço de fio de cobre do resistor (não fio de ferro) para soldar lá e conectar a extremidade do fio ao orifício no PCB.

9. L3 e L4 devem estar a 90 graus um do outro.

10. A limpeza da sujeira e da ferrugem nas pernas conforme explicado são muito importantes. Todos os técnicos sabem disso. Um iniciante deve entender isso. Caso contrário, esses componentes nunca pegarão a solda.

11. Pode usar bateria de 9 volts soldando o vermelho ao + ve e o preto ao ve. Para uso em 12 volts, o soquete DC tem 3 pinos. O pino central é 12v + e os outros 2 pinos são para 12 volts ve. Conecte o mesmo de acordo com pequenos pedaços de fio. Vermelho +, Preto ve para o soquete DC.


Transmissor FM de longo alcance de 5 km


Transmissor FM de longo alcance de 5 km


Transmissor FM de longo alcance de 5 km

Transmissor FM de longo alcance de 5 km

Transmissor FM de longo alcance de 5 km

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amplificador de antena HF e VHF sem bobinas

  Amplificador de antena HF e VHF sem bobinas Amplificador receptor de antena para HF e VHF 1 a 400 MHz construído sem bobinas.  Simulação d...