| Transmissor FM estéreo PLL | |
O circuito mostrado aqui é de um bom transmissor FM estéreo que pode transmitir sinais de alta qualidade até um alcance de 21 metros. O circuito é baseado no transmissor estéreo BH1417 PLL IC da Rhom semiconductors. O IC tem seções de processamento de áudio separadas para os canais esquerdo e direito, circuito de pré-ênfase para melhorar a relação sinal-ruído, circuito de controle de cristal para travamento de frequência preciso, circuito multiplex para fazer soma (esquerda mais direita) e diferença (esquerda menos direita) { veja este artigo para entender melhor o circuito decodificador estéreo} etc. Outro recurso importante deste IC é que a frequência de transmissão pode ser definida usando um interruptor DIP de 4 canais. O IC pode ser alimentado por qualquer coisa entre 4 a 6 Vcc e tem uma potência de saída em torno de 20 mW. Na potência de saída total, o circuito consome apenas 20mA e tem uma separação de canal de 40dB. Existem 14 frequências de transmissão predefinidas possíveis, começando em 88,7 MHz e incrementando em etapas de 0,2 MHz que podem ser selecionadas usando a chave DIP. O circuito PLL do IC é tão preciso que praticamente não há desvio de frequência. Descrição do Circuito
Os capacitores C18 e C19 são capacitores de desacoplamento CC para as entradas dos canais esquerdo e direito. Os capacitores C1 e C17 são usados para definir a quantidade de pré-ênfase necessária e aqui com os valores usados é 50uS. Os capacitores C2 e C16 definem o ponto de roll-off do filtro passa-baixo. O cristal X1 é um cristal de 7,6 MHz que define a frequência do oscilador enquanto os capacitores C13 e C14 associados são usados para fornecer o carregamento apropriado. Os resistores R8 a R11 são os resistores pull-up para D0 a D3 (pinos 15 a 18 do IC), respectivamente. Esses pinos podem ser mantidos baixos fechando os interruptores correspondentes. O oscilador RF do IC é ajustado usando os componentes L1, C11, C12 e D1. O capacitor C11 evita que a tensão DC seja aplicada ao diodo varicap D1 e, assim, evita o fluxo de corrente para o indutor L1. Além disso, reduz os efeitos das mudanças na capacitância de D1 no pino 9. O capacitor C7 impede que qualquer corrente CC flua para o indutor L1 do pino 9 do IC. O sinal de saída composto no pino 5 é aplicado à junção de R6 e R7 por meio de uma rede que compreende os componentes C4, C5, C6 e R1. No circuito, o pino 19 do circuito é deixado desconectado, mas um capacitor opcional neste pino pode ser usado para definir o nível e a fase do piloto. De qualquer forma, esse capacitor não é absolutamente necessário aqui e o circuito funcionará perfeitamente mesmo se o capacitor no pino 9 for omitido. C6 e R1. No circuito, o pino 19 do circuito é deixado desconectado, mas um capacitor opcional neste pino pode ser usado para definir o nível e a fase do piloto. De qualquer forma, esse capacitor não é absolutamente necessário aqui e o circuito funcionará perfeitamente mesmo se o capacitor no pino 9 for omitido. C6 e R1. No circuito, o pino 19 do circuito é deixado desconectado, mas um capacitor opcional neste pino pode ser usado para definir o nível e a fase do piloto. De qualquer forma, esse capacitor não é absolutamente necessário aqui e o circuito funcionará perfeitamente mesmo se o capacitor no pino 9 for omitido.
O sinal de saída composto sofre alguma atenuação ao passar por essa rede e finalmente atinge o diodo varicap D1. A frequência portadora é controlada usando o pino de saída do detector de fase PLL (loop de bloqueio de fase) (pino 7) e os componentes conectados ao redor dele. O transistor Darlington Q1 é acionado pela saída do pin7 e o transistor aplica uma tensão de controle no diodo varicap através do resistor R5, R6 e R7. O capacitor C10 funciona como um filtro de alta frequência, enquanto o R7 é destinado ao isolamento. O resistor R4 e o capacitor C9 conectados em série entre o coletor e a base de Q1 fornecem filtragem adicional. O resistor R4 melhora a resposta do transistor às mudanças transientes, enquanto o capacitor C9 melhora a filtragem de baixa frequência. O capacitor C8 conectado entre o coletor e a base de Q1 fornece filtragem adicional de alta frequência.
A saída de RF modulada está disponível no pino 11 e é fornecida à antena por meio de uma rede de filtros que consiste nos componentes L2, L3, C20 e C21. O trabalho dessa rede de filtros é remover os harmônicos. Os resistores R12, R13 e R14 reduzem o nível do sinal para a antena e, como resultado, diminuem a potência de saída do transmissor. Essa redução é necessária para tornar o transmissor legal porque, em muitos países, os transmissores com uma potência de saída superior a alguns mili watts (pode mudar de país para país) são ilegais. Ao omitir R12, R13, R14 e conectar a antena diretamente na junção de L2 e C21, o alcance pode ser aumentado, mas faça isso por sua própria conta e risco. Configurando o transmissor.
Em primeiro lugar, defina a frequência de transmissão usando o interruptor DIP. Em seguida, conecte o circuito à fonte de alimentação e conecte o terminal positivo do multímetro ao pino 8 do IC e o terminal negativo ao aterramento. O multímetro deve mostrar uma leitura igual à tensão de alimentação. Agora mova o terminal positivo do multímetro para a junção de R5 e R6 e ajuste o slug (núcleo de ferrite de L1) para que o multímetro leia 2V. O L1 deve ser reajustado para obter 2 V entre a junção de R5, R6 e Terra toda vez que você alterar a frequência de transmissão. Notas.
Monte o circuito em um PCB de boa qualidade. O circuito pode ser alimentado de 4 a 6 Vcc. Eu recomendo usar uma bateria de 6V. Se você estiver usando um eliminador de bateria para alimentar o circuito, ele deve estar bem regulado e livre de qualquer tipo de ruído. A antena pode ser um fio de cobre isolado com 1 metro de comprimento. A tabela para selecionar a frequência é mostrada com o diagrama do circuito. Crystal X1 é 7,68 MHz. Para L1, dê 2,5 voltas de fio de cobre esmaltado de 1 mm em um molde de plástico com um cartucho de ferrite F29 dentro dele. Opcionais de 10K POTs podem ser conectados em série aos pinos de entrada (pinos 22 e 1) do IC para ajustar o equilíbrio do canal. Todos os capacitores eletrolíticos são classificados em 10 V DC.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário